Medidas para diminuir os sintomas da bexiga hiperativa
- · Controle da dieta: Eliminar ou reduzir a ingestão de alimentos ou de bebidas que irritam a bexiga como: Chá, café (e bebidas com cafeína em geral), álcool, cítricos (bebidas e frutas), tomate e produtos a base de tomate, alimentos muito condimentados ou ácidos e adoçantes artificiais.
- · Manter a regularidade do funcionamento do intestino: O intestino preso pode aumentar a pressão sobre sua bexiga, gerando efeitos negativos na função urinária.
- · Manter um peso corporal adequado: sobrepeso ou obesidade provocam aumento da pressão sobre a bexiga, o que contribui para adquirir problemas urinários.
- · Parar de fumar – o fumo é irritante para a bexiga, além de provocar tosse, o que aumenta constantemente a pressão abdominal, favorecendo a problemas de controle urinário.
- · Beber de 6 a 8 copos de líquidos que não causem irritação, para a urina não ficar muito concentrada e não irritar a bexiga.
- · Treinar a bexiga: tentar controlar a urgência aumentando o intervalo entre as micções gradualmente.
- · Fazer fisioterapia para reabilitação do assoalho pélvico, que com eletroestimulação pode diminuir essas contrações involuntárias da bexiga